ESPECIAL COPA DO MUNDO: 1950 - Copa do Brasil


Devido a Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo da FIFA foi adiada, e só voltou doze anos depois no Brasil.
A copa de 1950 foi a quarta edição do evento. Ocorreu dos dias 24 de junho, a 16 de julho, e teve partidas realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar deste campeonato, sendo sete delas europeias (Itália, Suécia, Suíça, Espanha, Iugoslávia, Inglaterra e Escócia), sete americanas (Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos e México) e apenas duas asiáticas (Turquia e Índia).
Esta Copa do Mundo, não teve um final oficialmente. As quatro equipes se classificaram em primeiro lugar, e dessas quatro equipes, formaram-se um novo grupo para disputarem partidas entre si.
A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por partidas acirradas pelo Uruguai. A última partida era coincidente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição.
A última partida aconteceu dia dezesseis de julho, no Maracanã, ficou conhecida como Maracanazo, que contou com um público estimado aproximadamente de 199.854 pessoas. O Brasil, embalado pela excelente campanha, pelo apoio da torcida, pela liderança, e pelo fantástico elenco, abriu o placar aos 47 minutos com gol de Friaça. O Uruguai, dezenove minutos depois, empatou a partida. O empate daria o título do campeonato aos Brasileiros. Entretanto, aos 79 minutos, Ghiggia virou o placar para os Uruguaios, dando o segundo título ao Uruguai.
Esta partida é considerada uma das maiores decepções do futebol Brasileiro. Alguns, até hoje, desconfiam que a vitória da seleção uruguaia posso ter sido comprada.
Com a perda do título, todo o Maracanã chorava pela derrota. Os torcedores se revoltaram, mas os anos foram passando, e o Brasil também tirou várias vitórias importantes do Uruguai. Talvez essa dolorida derrota tenha alavancado o orgulho do futebol Brasileiro, e aberto caminho para os anos de ouro que estavam por vir.


  • Equipes: 13
  • Quando: 24 Junho 1950 a 16 Julho 1950
  • Final: 16 Julho 1950
  • Jogos: 22
  • Gols: 88 (média 4.0 por partida)
  • Público: 1045246 (média 47511)
  • Fonte: fifa.com

  • Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário