RESENHA: Morte Súbita


Morte Súbita, é escrito pela autora J.K. Rowling, que pra quem não sabe, o que eu acho muito improvável, é a escritora da série Harry Potter. A série mais vendida no mundo, que já ultrapassou Senhor dos Anéis, Nárnia, e entre outros. Após, anos e anos, escrevendo só sobre o mesmo assunto, sobre os mesmo personagens, Joane resolveu mudar radicalmente. Logo quando a série do bruxinho mais famoso do mundo deu-se por encerrada, ela lançou o livro Morte Súbita. Que é uma obra literária completamente diferente do que estávamos acostumados a ler. Não tem nada de fantasia, nem seres fantásticos, nem varinhas mágicas, e muito menos bruxos. O livro se passa passa no mundo dos 'trouxas', e é voltado para o público mais 'adulto'.
O livro foi lançado em 2012 no Reino Unido, e aqui no Brasil chegou no mesmo ano, pela Editora Nova Fronteira. Que por sinal, tenho que dar os parabéns pela belíssima edição. A capa é de uma textura emborrachada, muito diferente da que estamos acostumados a ver nos livros de hoje em dia. Sério, ta muito bonita mesmo.


A história começa quando Barry Fairbrother, morre repentinamente de um aneurisma. Ele era um conselheiro distrital de Pagford, uma cidadezinha pacata, e fictícia. E devido a esse ocorrido, os líderes da cidade decidem fazer uma nova eleição para eleger um substituto.
Basicamente é assim que se inicia o enredo do livro. Parece meio boba e chata a história. Mas no decorrer da leitura, você vê, que de fato, é a J.K. escrevendo ali. Toda aquela narrativa dinâmica, gostosa de ler em Harry Potter, está presente em Morte Súbita. Só que com uma linguagem mais pesada. Então se você gostou da narrativa usada em Harry Potter, você vai gostar de Morte Súbita. Mas isso não significa necessariamente que você irá gostar da temática, que é absolutamente diferentes. As pouquíssimas semelhanças acabam por aí.
O que eu achei muito interessante, é que ele não é focado em um único personagem. No decorrer do livro, ele é separado em sete partes, que são elas: Parte um - Vacância do mandato de um conselheiro. Parte dois - Comentário Fundamentado. Parte três - Duplicidade. Parte quatro - Lunáticos. Parte cinco - Privilégio. Parte seis - Pontos fracos dos grupos voluntários. E por último, parte sete - Combate a pobreza. Em cada parte, é sub dividida em capítulos. E cada capítulo narrado por um ponto de vista de um morador da cidade. O que aparentemente parece ser bem confuso, assim como minha explicação. Mas você vai lendo, e acaba se acostumando com esse jeito 'novela' que o livro tem, cheio de personagens, dramas, e enredos que são completamente separadas uma das outras.
Confesso que no começo, eu fui pego de surpresa, e não gostei dessa 'confusão' de personagens. Mas para me localizar melhor, eu escrevi o nome dos personagens, e separei eles por famílias, pra ajudar na compreensão do livro. Eu recomendo que façam isso.


A história, mostra a divisão da cidade, da classe alta, e da classe baixa. Nos é exposto, como todas as familias tem seus problemas, e que nem tudo o que parece ser, é. Mostra como as pessoas se escondem a trás de máscaras, para que as outras pessoas não vejem seu lado mais obscuro. E  o mais interessante, é que na obra, o bomzinho, não é cem por cento bom, e nem que o mal, é cem por cento mal. Todo mundo, sem exceção, tem seu lado bom e seu lado mal.
A autora toca em várias assunto no decorrer da trama. Ela fala sobre drogas, relacionamento em pai e filho, homem e mulher, saúde pública, prostituição, abuso sexual, abandono, e acima de tudo, sobre a fofoca.
O livro retrata assuntos do cotidiano de qualquer adolescente. E um deles é o bullying, que na história, é vivido por Sukhvinder. Ela é atacada a todo momento na escola, por todo tipo de agressão. Em casa ela sofre com a falta de compreensão de sua mãe, e devido a esses motivos, ela começa a se auto mutilar. Enfim. É algo, que na minha opinião, é bem pesado de se ler, mas que infelizmente, é a realidade de muitas pessoas. E no livro é narrado de uma forma tão realista, tão verosímia, que você senta a dor da personagem.
O enredo da história é basicamente esse, contando sobre os acontecimentos dessa cidade.
Eu não vou falar sobre todos os personagens, por que o post ficaria gigantesco, e estragaria completamente  a experiencia de se ler  o livro.
Eu, sinceramente, amo de paixão esse livro, e recomendo pra qualquer pessoa que goste de uma boa leitura.
Se você ficou interessado no livro. A editora disponibilizou o primeiro capítulo. Então se estiver a fim, é só clicar aqui.


Se gostou, não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário