ESPECIAL COPA DO MUNDO: 1970 - Copa do México


Após várias trocas de técnicos, fica estabelecido que Mário Jorge Lobo Zagallo assumiria o comando da seleção Brasileira. Brilhante jogador tático na Copa de 1958, Zagallo sabia exatamente o que queria e como aproveitar o máximo daquele time de fenômenos, e foi o que fez. Sei jogadores, seis vitórias incontestáveis.
No primeiro jogo vencemos a Tchecoslováquia por 4 a 1. No segundo, vencemos a Inglaterra, na época, atual campeã do mundo, num difícil jogo de 1 a 0. Nessa mesma partida, o goleiro inglês, Gordon Banks, defende uma cabeçada de Pelé, na qual, é até hoje, e considerada a defesa mais brilhante que um goleiro já fez em todos os tempos.
No terceiro jogo, contra a Romênia, o Brasil vence por 3 a 2. E logo a seguir jogamos contra o Peru, vencendo de 4 a 2.
Nas semifinais, duas guerras: Itália vence a Alemanha Ocidental por 4 a 3 numa epopeia sensacional, decidida só nas prorrogações, e o Brasil bate o Uruguai, vencendo de 3 a 1, num jogo violento e desleal por parte dos Uruguaios.
No último jogo, Brasileiros e Italianos decidiram quem ficaria definitivamente com o troféu Jules Rimet. Este pertenceria definitivamente ao país que se consagrasse pela primeira vez tricampeão.
A Itália era campeã duas vezes, assim como o  Brasil. Essa foi uma disputa literal pela conquista do troféu.
O Brasil então vence a Itália por 4 a 1, no estádio Azteca, em uma das mais lindas exibições futebolísticas de todos os tempos. E conquista assim definitivamente a posse do Troféu de Campeão do Mundo.
Entre todas as seleções Brasileiras, mesmo as que vieram depois,essa é sem dúvida, a mais brilhante, considerada a melhor seleção já vista em todos os tempos, com um futebol limpo, bonito, e verdadeiramente artístico.
Aós essa vitória, o time Brasileiro entra em uma fase de letargia, ficando 24 anos sem conquistas importantes.

  • Equipes: 16
  • Quando: 31 Maio 1970 a 21 Junho 1970
  • Final: 21 Junho 1970
  • Jogos: 32
  • Gols: 95 (média 3.0 por partida)
  • Público: 1603975 (média 50124)
  • Fonte: fifa.com


Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário