Dirigida pela segunda vez por Zagallo, a Seleção Brasileira, apesar de contar com bons jogadores, já não tinha mais os grandes ídolos da Copa de 70, como Pelé, Gérson, Tostão,e Carlos Alberto, pois todos eles haviam se retirado. Porém ainda mantinham em sua formação craques incontestáveis, como Rivelino, Luís Pereira, e o grande goleiro, Jairzinho.
Sem dúvida um time de botar medo em qualquer um. Mas não tiveram uma boa atuação. Talvez ainda sob o efeito dos holofotes da última Copa, não conseguiram achar seu verdadeiro futebol.
Após ter perdido para a Holanda na segunda fase, por 2 a 0, terminou apenas em um monótono quarto lugar, perdendo para a Polônia por 1 a 0.
A final desta Copa do Mundo foi decidida entre a Alemanha e a Holanda, que se mostrou a sensação do campeonato, com seu famoso carrossel Holandês, um esquema tático do treinador Rinus Michels, em que nenhum jogador tinha uma posição fixa, apenas o goleiro, é claro.
Mesmo contando com esse brilhante e inovador esquema, a Holanda não foi páreo para a ofensiva Seleção Alemã, de Frenz Beckenbauer, que venceu a final por 2 a 1, consagrando-se a campeã Mundial em sua própria casa.
- Equipes: 16
- Quando: 13 Junho 1974 a 07 Julho 1974
- Final: 07 Julho 1974
- Jogos: 38
- Gols: 97 (média 2.6 por partida)
- Público: 1865753 (média 49098)
- Fonte: fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário