ESPECIAL COPA DO MUNDO: 1978 - Copa da Argentina


Esse, foi um campeonato cercado de polêmica. A Argentina nessa época era governada por um ditadura militar, que tomara para si a organização e o controle dos jogos. Enquanto isso a Seleção Brasileira, sob direção de Cláudio Coutinho, apresentava um futebol apático e monótono, mesmo contando com grandes craques como Zico e Roberto Dinamite.
Na primeira fase empatou com a Suécia, por 1 a 1, com a Espanha por 0 a 0, e venceu a Áustria, com um resultado de 1 a 0. Na segunda fase da Copa, Brasil e Argentina estavam no mesmo grupo.
O Brasil então, vence o Peru por 3 a 0, e a Argentina passa pela Polônia por 2 a 0. O terceiro jogo seria o clássico Brasil e Argentina, um embate nervoso, disputado bravamente por ambos os times, até o último momento. Mas o 0 a 0 foi o resultado final.
Na última rodada, o Brasil venceu facilmente a Polônia, por 3 a 1, deixando a Argentina em uma situação difícil , pois teria que vencer o Peru por quatro gols de diferença. Mesmo sendo o Peru, uma equipe fraca, isso seria algo muito difícil de acontecer.
Claro que a equipe Argentina tinha time, e técnica para alcançar tal resultado de maneira honrosa, mas o que o mundo viu foi com certeza o mais medíocre e vergonhoso jogo de futebol da história de todas as Copas.
O time do Peru entrou em campo completamente rendido, sem oferecer a menor resistência a Argentina. No jogo inteiro, o que se viu, foi um passeio dos jogadores argentinos por entre a equipe peruana que passivamente não ofereceu qualquer resistência.
O senhor Ramón Quiroga, goleiro do Peru, e argentino por nascimento, deixou passar bolas que qualquer goleiro de várzea Brasileiro teria defendido com facilidade. O resultado final foi então de 6 a 0 para a Argentina, que alcançou o mesmo numero de pontos que o Brasil, mas se classificou para a final por saldo de gols.
A Argentina na final enfrentaria a Holanda. O resultado do jogo foi de 3 a 1 para a dona da casa, e dessa forma, a Argentina alcançava seu primeiro título mundial. Porém a primeira estrela bordada na camisa alvi-celeste nunca terá o mesmo brilho brilho da segunda, que ainda seria conquistada.


  • Equipes: 16
  • Quando: 01 Junho 1978 a 25 Junho 1978
  • Final: 25 Junho 1978
  • Jogos: 38
  • Gols: 102 (média 2.7 por partida)
  • Público: 1545791 (média 40678)
  • Fonte: fifa.com

Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário