ESPECIAL COPA DO MUNDO: 1994 - Copa dos Estados Unidos


Sob o comando do técnico Carlos Alberto Parrera, a Seleção sofreu para se classificar nos eliminatórias, e não chegou a Copa como favorita nem de longe.
Porém, logo nos primeiros jogos o time já mostrou que não estava ali para brincadeira. Vencemos a Rússia por 2 a 0, e a forte seleção de Camarões por 3 a 0. Já no terceiro jogo empatamos com Suécia com o placar de 1 a 1.
Nas oitavas de final, após um duríssimo jogo contra os Estados Unidos em pleno quatro de julho, o Brasil então ganha dos donos da casa por 1 a 0.
Nas quartas de final então pegamos a Holanda. Saímos na frente marcando dois gols. Mas então os Holandeses reagem, e empatam o jogo, até que Brando marca o terceiro, e coloca o Brasil na semifinal.
Tendo novamente a Suécia como adversária, mas ao contrário do último jogo, dessa vez os Brasileiros vencem por 1 a 0, e se colocam na final.
O jogo final seria então contra a Itália. O confronto de duas seleções tricampeãs !
Esse sem dúvida foi o jogo mais emocionante de todas as Copas, enfartando vários torcedores dos dois lados do Atlântico.
Noventa minutos se passaram em um duelo constante, sem que nenhum dos dois times marcassem um único gol, após mais trinta minutos de prorrogação também sem gols.
Pela primeira vez uma Copa do Mundo seria decidida em cobrança de pênaltis. O capitão Baresi, da Itália, foi o primeiro a bater e desperdiçou a cobrança chutando para fora.
Pelo Brasil, o zagueiro Márcio Santos chutou forte, mas em cima do goleiro Pagliuca, que não teve dificuldade em espalmar.
Daí pra frente, Albertini e Evani converteram para a Itália. Romárioe Branco também fizeram seus gols para o Brasil. O goleiro brasileiro Taffarel defendeu o pênalti cobrado por Massaro, e o capitão Dunga colocou o Brasil em vantagem.
Faltando uma cobrança para cada lado, o placa mostrava o Brasil ganhando por 3 a 2. O ídolo da Itália, Roberto Baggio, foi encarregado de cobrança, e bateu por cima do travessão. Estático, Baggio permaneceu no mesmo lugar em que havia batido a bola, incrédulo e inconformado. Assim, o Brasil consagrara-se TETRACAMPEÃO.

  • Equipes: 24
  • Quando: 17 Junho 1994 a 17 Julho 1994
  • Final: 17 Julho 1994
  • Jogos: 52
  • Gols: 141 (média 2.7 por partida)
  • Público: 3587538 (média 68991)
  • Fonte: fifa.com

  • Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário