ESPECIAL COPA DO MUNDO: 2002 - Copa da Coréia do Sul e do Japão


Agora sob o comando de Luiz Felipe Scolari, e desacreditada após ser eliminada da Copa América de 2001 em uma vergonhosa derrota por 2 a 0 para a Honduras. A Seleção sofria para se classificar para a Copa de 2002. Parecia que mais uma vez não venceríamos  a Copa do Mundo. O que era um completo engano.
Na primeira fase da Copa a coisa foi muito fácil. Vencemos de 2 a 1 contra a Turquia, 4 a 0 contra a China, e 5 a 2 contra a Costa Rica.
A esse altura as grandes favoritas, Argentina e França, já haviam sido eliminadas logo na primeira fase após uma péssima campanha de ambas as equipes.
Nas oitavas de final, o Brasil pegaria pela frente a Bélgica, um fortíssimo adversário, que nos deu muito trabalho dentro de campo, mas mesmo assim vencemos por 2 a 0. Nessa mesma fase viu-se outra forte candidata ao título ser eliminada. A Itália perdia então para a Corei do Sul, e fazia as malas para voltar para casa.
Nas quartas de final, o Brasil pegaria a Inglaterra, que tinha no elenco Ashley Cole, Scholes, David Beckham, e Owen. Os ingleses saíram na frente e marcaram 1 a 0, porém, com extrema frieza, o Brasil buscou o empate num passe genial, e Ronaldinho coloca Rivaldo livre para marcar o gol. O segundo gol veio de uma cobrança de falta em que Ronaldinho enche o pé, e marca um golaço. Contudo, logo no inicio do segundo tempo, o mesmo Ronaldinho fez uma falta dura em Mills, e foi expulso, deixando o Brasil em uma situação delicada para segurar o resultado até o fim do jogo. Mas já estávamos na final !
Novamente com a Turquia, que queria a todo custo uma revanche do primeiro jogo, se deflagrou verdadeira guerra em campo, com várias chances de gol para as duas equipes no primeiro tempo. Entretanto, o placar permaneceu 0 a 0 até o inicio do segundo tempo, quando, num chute de Ronaldo, o goleiro turco falha, e dá ao Brasil uma vitória de 1 a 0.
Estávamos então na final, e o adversário seria a forte Alemanha, com seu goleiro Oliver Kahn, uma verdadeira muralha, que durante toda a competição, não havia tomado um único gol. Mas isso não duraria muito. O primeiro tempo permaneceu equilibrado em 0 a 0, mas no segundo a história mudou. Aos 22 minutos, Rivaldo enche o pé contra o gol alemão, e Kahn não segura a bola, Ronald então pega o rebote, e marca o primeiro gol. Enquanto isso nossa zaga permanecia intransponível, segurando todos os ataques Alemães. Aos 34 minutos, Ronaldo decide o jogo enfiando uma bola no canto do gol. Dando assim a vitória a Seleção Brasileira, por um placar de 2 a 0. E assim, o mundo conhecia pela primeira vez um país Pentacampeão.

  • Equipes: 32
  • Quando: 31 Maio 2002 a 30 Junho 2002
  • Final: 30 Junho 2002
  • Jogos: 64
  • Gols: 161 (média 2.5 por partida)
  • Público: 2705197 (média 42268)
  • Fonte: fifa.com

  • Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário