RESENHA: Extraordinário

 "É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

O livro conta a história de August, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome, e como consequência dessa genética, ele acabou tendo uma deformidade facial, sendo sujeitado a desde seu nascimento a passar por diversas cirurgias, tornando não só sua vida, mas também a de sua família, muito diferente, e muito difícil.
Por conta da insegurança, do medo da reação das pessoas, e do modo como Auggie seria tratado por conta de sua deformidade no rosto, sua mãe nunca o colocou em uma escola. É a partir deste ponto que a história começa, quando, por um ato de coragem, sua mãe resolve então que já é hora dele frequentar uma escola.
Quando August começa seu ano letivo, ele realmente começa a enxergar o mundo com outros olhos. lá ele convive com todo tipo de pessoas além de sua família, faz novas amizades, amizades verdadeiras e de fato, enfrenta o mundo que existe fora de seu lar.
Mas como nem tudo é um mar de rosas, Auggie começa a ser alvo de piadas ofensivas devido a sua aparência, e chega sofrer bullyng por parte de certos alunos da escola.
A história do livro é basicamente essa, girando em torno da aceitação de um garoto desafortunado de beleza, e sua adaptação em um mundo onde a beleza é tudo. Apesar de ser bem previsível, não vou continuar contando mais pra não estregar a leitura.



Sabe quando você acaba uma leitura, e no decorrer do dia, da semana, você se pega pensando na história, refletindo sobre o tema abordado no livro, e se colocando no lugar dos personagens, bom, foi isso que aconteceu comigo ao terminar de ler Extraordinário.
A história escrita por R.J.Palacio é muito linda, e me fez refletir como os nossos problemas muitas as vezes são tão medíocres comparado aos de alguém retratado no livro, e me fez pensar também como eu sou egoísta por muitas as vezes reclamar que a roupa não ta legal, que o cabelo não ta bonito. Vi como o mundo precisa de gente, que pelo menos uma vez na vida, aprenda que a essência das pessoas não está no seu exterior, na sua aparência física, mas sim no seu interior, nas suas atitudes como ser humano para com o próximo.
O livro é dividido em partes, onde cada uma delas é narrada do ponto de vista de algum personagem em especifico. Essa ideia da autora não é uma das mais originais, mas mesmo assim é muito boa, pois desta forma ficamos cientes do que cada um pensa, e podemos entender o ponto de vista de mais pessoas, podendo entender seus medos e anseios, não só do personagem principal. Sem contar que deixa a história muito mais fluida.
Apesar da narrativa ser bem simples, e dinâmica, a história faz com que a gente acorde pra vida. Nos faz refletir sobre nossas atitudes, sobre quem somos de verdade, e de que existem problemas bem maiores do que o nosso que nunca pararmos para enxergar.
Uma história que envolve bullyng, amizade, família, erros, julgamentos, infância, e acima de tudo, superação. Aprendemos a olhar para nós mesmo de uma maneira diferente, e a enxergar o próximo como de fato ele é, e não apenas o seu exterior. Vemos ao final da leitura, que mesmo quando não nos restar mais nada, ainda nos resta sermos fortes. Trocadilhos a parte, mas de fato, este livro é extraordinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário