ESPECIAL COPA DO MUNDO : 1930 - A primeira Copa da FIFA.


Apesar de não concordar com muita coisa que está acontecendo no nosso país, resolvi fazer uma série de posts, curtos, e bem breves, falando sobre todas as copas do mundo. E no decorrer deste mês vou falando de uma por uma.
No ano de 1930, aconteceu a primeira Copa do Mundo da FIFA. Sediada no Uruguai, o campeonato ocorreu com treze seleções, entre 13 e 30 de julho.
O Brasil participou, mas logo foi eliminado na primeira fase, mesmo ganhando a Bolívia por 4 a 0 no segundo jogo, pois já havia sofrido uma derrota de de 2 a 1 contra a Iugoslávia no jogo de estréia.
Boa parte d a culpa do mau resultado da Seleção Brasileira se deu por causa de uma treta entre os dirigentes cariocas e paulistas. Já nessa época tinha muitas disputas politicas no futebol, e os jogadores eram escolhidos não por seu talento e condição física, mas por conveniências dos clubes e apadrinhamentos. Todos os jogadores convocados, com exceção de apenas um, eram de clubes cariocas, ficando de fora os melhores talentos que se encontravam no futebol paulista.
O Campeão to torneio foi o dona da casa, o Uruguai, batendo a Argentina de virada por 4 a 2 na final.


  • Equipes: 13
  • Quando: 13 Julho 1930 a 30 Julho 1930
  • Final: 30 Julho 1930
  • Jogos: 18
  • Gols: 70 (média 3.9 por partida)
  • Público: 590549 (média 32808

Fonte: fifa.com


Se gostou, não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário