RESENHA: Maze Runener - Correr ou Morrer










Misterioso, é assim que eu defino Maze Runner.
Este livro, que ao meu ver, se classifica no gênero distopia. É escrito pelo americano, James Dashner, autor da saga Jimmy Fincher, e também da série The 13th Reallity.
A história começa quando Thomas, um garoto de aproximadamente 16 anos, acorda dentro de uma caixa escura, descrita no livro como um elevador. A caixa chega ao seu destino final, e se abre em um lugar completamente desconhecido, chamado Clareira.
Ao sair deste elevador, Thomas se vê sem memoria de nada do seu passado, apenas do seu nome. Neste lugar misterioso vivem apenas meninos, de aproximadamente da mesma idade de Thomas, e que se denominam de Clareanos. Lá, ele descobre ser um lugar muito sombrio, cercado por um enorme labirinto, onde existem imensos portões, que se abrem pela manhã, e se fecham ao anoitecer.
Neste labirinto, vivem criaturas muito perigosas, e estranhas, que na descrição do autor, são metade máquinas, metade animal, chamadas de Verdugos.
Para dar mais ainda um ar de mistério a história. Uma vez por mês, um garoto novo aparece dentro da caixa misteriosa, da mesma forma que Thomas, sem memória nenhuma de seu passado, apenas seu nome, e nada mais. Para não ficar nesse cotidiano o livro inteiro, o autor, que é besta nem nada, resolve então, mudar tudo.
Alguns dias depois da ida de Thomas para a Clareira, a caixa sobe, e surge do nada, uma garota. A primeira menina a ser enviada a Clareira. E ela chega com um aviso de que "Tudo vai terminar".



Pronto, eu conta mais nada da história. Se ficaram curiosos, vão ter que ler o livro.
Como disse no começo da resenha, sem sombra de duvida, Maze Runner é um livro misterioso. Eu li ele, do começo ao fim roendo as unhas. A cada término de capítulo eu não sossegava, queria saber mais, investigar mais, conhecer o passado dos personagens, entender mais sobre este lugar tão doido que é a Clareira.
A história vai te envolvendo de tal forma, que quando você se da conta, já não consegue mais largar esse bendito livro
Apesar de achar a história super original. Eu não sei por quê, mas toda vez que lia esse livro, me vinha muito lost na cabeça, não sei por quê, mas eu li Maze Runner pensando no cenário de lost. Creio eu que deve ser por conta do mistério que envolve a Clareira, e a ilha de lost. Mas enfim.
Confesso que eu tenho uma relação de amor e ódio com este livro. No decorrer da história, o autor, desvenda junto com o leitor um mistério, mas consequentemente gerando em você mil duvidas, questionamentos, coisas mal resolvidas, perguntas não respondidas. O que me deixou muito irritado, mas que no decorrer do livro foram parcialmente explicadas. E as que não foram, espero que sejam respondidas nos outros livros.
Eu nunca tinha lido nada do James Dashner, e nem ouvido falar dele, mas me surpreendeu bastante com a sua capacidade de me deixar curioso.
Os capítulos são bem curtinhos, no máximo três folhas. O que tornam a leitura bem rápida, dinâmica, e gostosa de ler.
A versão brasileira do livro foi publicado aqui pela editora Vergara e Riba, que fez um trabalho muito bom. A diagramação, tamanho da letra, espaçamento, estão tudo ótimos.
Foi boa a leitura, uma ótima leitura, isso eu não posso negar. E que me instiga a querer mais.

Não basta Maze Runner te envolver nos livros, ele tem que ser adaptado para as telonas.
Sinceramente, eu estou muito ansioso pelo filme, e depois da belíssima adaptação de A Culpa é das Estrelas, espero realmente que os produtores de Mazer Runner faça um bom trabalho, e que seja muito fiel ao livro. Claro que sempre tem algo a ser mudado, como sempre. Mas estou esperando por um bom filme.
O trailer já foi divulgado, e pelos poucos minutos, eu achei sensacional. Espero não me decepcionar.



Se gostou, não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário