ESPECIAL DOPA DO MUNDO: 1954 - Copa da Suíça


A quinta edição da Copa do Mundo aconteceu de 16 de junho, até dia 4 de julho. Esta edição do torneiro, de 1954, que ocorreu na Suíça, marcou a quinta participação da seleção Brasileira de Futebol em uma Copa do Mundo. Era, e ainda é, até o momento, o único país a participar de todas as edições do torneio organizado pela FIFA.
"Esquecer a tragédia na final da Copa de 1950". Foi com esse pensamento que o Brasil embarcou para a Suíça. Do time vice-campeão, apenas seis jogadores continuaram no elenco da seleção: o goleiro Castilho, o zagueiro Nilton Santos, os meias Ely e Bauer, e os atacantes Baltazar e Rodrigues.
Até o uniforme foi mudado. A famosa camisa amarela, fez a sua estréia na Copa, substituindo a branca, considerada por supersticiosos, um dos fatores de "azar" na derrota para o Uruguai em 1950. O técnico também foi substituído. Flávio Costa deu lugar ao autoritário Zezé Moreira. Que chegou na seleção Brasileira fazendo grandes mudanças nas estratégias táticas. E que inclusive, em 1952, no Pan-Americano do Chile, ele que foi o técnico responsável por dar Brasil o seu primeiro título oficial internacional.
Na primeira fase, o  Brasil passou sem grandes dificuldades. Batendo o México por 5 a 0, e empatando com a Iugoslávia por 1 a 1.
Já nas quartas de final, a situação se complicou um pouco. Enfrentamos a poderosa Hungria, com um jogo muito violento e disputado, onde a Hungria acabou vendo por 3 a 2 contra o Brasil. Esse jogo em especifico ficou marcado por todos pela violência excessiva, e ficou conhecido como "a batalha de berna".
Novamente eliminado, o  Brasil voltava pra casa sem a tão desejada taça na mão.
A grande campeã desta Copa foi a Alemanha Ocidental, que venceu a Hungria de virada por 3 a 2 na final. Esse foi o primeiro título da Alemanha em Copa do Mundo.


  • Equipes: 16
  • Quando: 16 Junho 1954 a 04 Julho 1954
  • Final: 04 Julho 1954
  • Jogos: 26
  • Gols: 140 (média 5.4 por partida)
  • Público: 768607 (média 29561
  • Fonte:fifa.com

  • Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário