ESPECIAL COPA DO MUNDO: 1986 - Copa do México


Telê Santana, ainda como técnico, convoca vários jogadores do talentoso time de 82. Entre eles, Falcão, Zico, Júnior, e Sócrates. Mal organizada, a Federação Brasileira teve de tomar campos emprestados para treinar, e isso prejudicou ainda mais o desempenho do time.
Na primeira fase, o Brasil apresentou um futebol medíocre, e só conseguiu  vencer a Espanha no primeiro jogo, por 1 a 0, devido a péssima arbritagem, validando um gol duvidoso de impedimento de Sócrates, e anulando um gol legítimo dos espanhóis. Depois o Brasil passou pelafraca Argélia, vencendo por 1 a 0, e pela Irlanda do Norte, vencendo por 3 a 0.
Nas oitavas de final, o Brasil pegou pela frente a seleção da Polonia, vencendo-a facilmente por 4 a 0, e se classificando para as quartas de final.
O próximo adversário seria a França, que acabava de eliminar nada menos que a Campeã Itália. Esse jogo entre Brasil e França certamente foi uma das mais belas partidas da história da Copa. Equilibrado do inicio ao fim, terminou aos noventa minutos empatando em 1 a 1, e continuoi empatado por uma prorrogação. Disputada, lance a lance pelas duas seleções, a decisão foi para a disputa de penaltis, onde finalmente a França sai vencedora marcando 4 contra 3 dos Brasileiros. Assim terminava a era de Zico e Sócrates e Falcão, sem uma conquista mundial.
Nas semifinais, a França, de Platini, perde para a Alemanha por 2 a 0, enquanto a poderosa Argentina, de Maradona, vence a Bélgica por também 2 a 0.
Na disputa pelo terceiro lugar, a França vence a Bélgia por 4 a 0 nas prorrogações.
Na esperada final, a Argentina abre o placar e logo fica em vantagem com dois gols. A reação alemã logo veio e empatou, mas não ficaria assim. Burruchaga enche o pé, e marca o terceiro gol da Argentina, conquistando assim o bicampeonato, e dessa vez com todos os méritos.


  • Equipes: 24
  • Quando: 31 Maio 1986 a 29 Junho 1986
  • Final: 29 Junho 1986
  • Jogos: 52
  • Gols: 132 (média 2.5 por partida)
  • Público: 2394031 (média 46039)
  • Fonte: fifa.com

Se gostou, deixe seu comentário, e não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário