Resenha: O Menino do Pijama Listrado


Sério, fazia muito tempo que um livro não mexia assim comigo. O Menino do Pijama Listrado, livro escrito por John Boyne, e publicado aqui no Brasil em 2007 pela Cia. Das Letras, se passa na Alemanha, no período da segunda guerra mundial. O livro é todo narrada em terceira pessoa, mas contato pela ótica de uma menino, filho de um militar nazista, que acaba fazendo amizade com uma outra criança que é judeu e está preso no campo de concentração com sua família.
A história vai se desenvolvendo a partir desta amizade, que pelo ponto de vista dos adultos é extremamente proibida, mas para uma criança, vemos o quanto somos todos iguais, que não é religião, sexo, cor, idade que nos faz diferente.


Esse livro se tornou um dos meus favoritos, pelo fato do contar uma história tão triste, em uma época muito conturbada, mas com um contrapeso dessas coisas tão ruins, dando um toque de leveza na narrativa, deixando a leitura muito fluida e dinâmica, capaz de te fazer ler esse livro em um dia.
Vemos a ingenuidade de uma criança, que não é como os adultos, preconceituosos.


O livro, lembrando que na minha opinião, foi muito bem adaptado para os cinemas, conseguindo focar nos pontos mais importantes e principais da história, sem tirar a leveza, e o drama  que a escrita consegue nos transparecer.
Creio que o final do filme foi muito mais impactante do que no livro. Pra quem leu, ou assistiu, sabe muito bem do que estou falando. É meio óbvio, claro, mas mesmo assim ele consegue impactar o telespectador. Sério, fique sem palavras quando o filme acabou, fiquei uns dois minutos sem falar nada, só refletindo na história.


Super recomendo e indico, O Menino do Pijama Listrado, tanto o livro, quanto o filme. Claro que o livro é sempre mais detalhada, cheio de pontos que não são mostrados no filme, mas mesmo assim, é uma adaptação muito fiel.


Se gostou, não se esqueça de seguir no twitter, instagram, facebook. Compartilhe com seus amigos.




2 comentários:

  1. Já assisti o filme e me segurei para não chorar omg, não quero ler o livro, o final ñ me fez bem =( Mas sua resenha foi bom =]
    Flor, venha conhecer o Doce Literário <3
    Beijos!
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha *-* to começando agora com esse negócio de blog :)
      Já to dando uma olhada no doce literário :*

      Excluir